03/03/10

D. Manuel Clemente apresentou filme de Manoel de Oliveira

Bispo do Porto com lotação esgotada na Casa de Camilo (26 de Fevereiro)

O auditório da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, foi pequeno acolher as cerca de 150 pessoas que assistiram à sessão “Um Livro, Um Filme”, com o convidado D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, que apresentou o filme “Palavra e Utopia”, de Manoel de Oliveira, e do seu protagonista, Padre António Vieira.
Presente na sessão, o director da Casa de Camilo, Aníbal Pinto de Castro realçou a humanidade, a espiritualidade e a inteligência do Bispo do Porto, recentemente distinguido com o Prémio Pessoa 2009, evidenciando as suas “qualidades morais e intelectuais, as quais tão bem se conjugam com uma simplicidade fora do vulgar e um prazer nato de comunicar e de partilhar. Sempre disponível para o debate, D. Manuel Clemente contraria a imagem do Bispo fechado na redoma: circula de metro pela cidade, cultiva o prazer de estar com os outros e é um frequentador assíduo das livrarias”. O responsável referiu também que “faz de tudo quanto diz uma mensagem de esperança e de fé que se capta facilmente e é sobretudo destinada à gente nova, gente nova que tem uma grande vantagem de poder ouvir e seguir os ensinamentos ao mesmo tempo simples e grandes de D. Manuel Clemente”.
Por sua vez, D. Manuel Clemente disse que o filme “Palavra e Utopia” “é reconhecidamente um dos melhores filmes da cinematografia de Manoel de Oliveira e alude ao Padre António Vieira e ao papel que ele desempenhou numa altura chave da nossa história: o período antes e depois da Restauração de 1640”. “Vieira é uma daquelas personalidades que em si mesmo consubstancia aquilo que nós somos no nosso devir colectivo, ou seja, como Portugal. Há poucas personagens que o possam fazer de uma forma tão rica e tão preenchida”, acrescentou.
Traçando o percurso de vida do Padre António Vieira, desde o seu nascimento em Lisboa, até à sua passagem pelo Brasil, onde se dedicou às missões, o Bispo do Porto destacou ainda os discursos que foram recentemente publicados no livro “Sermões de Roma e outros textos”, com selecção do Padre Manuel Correia Fernandes, Director do Semanário “Voz Portucalense”.
INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

Sem comentários:

Publicar um comentário