28/04/10

FNA prestou homenagem ao seu Patrono S. Nuno de Santa Maria


Finalmente o grande dia chegou. Bem cedo, e com um dia com condições climatéricas verdadeiramente estivais, as ruas de Cernache do Bonjardim, começaram a encher-se de “lenços castanhos”, prenunciando uma boa afluência.
Umas centenas de associados da FNA, desde o Algarve, até Vila Real, passando por Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Lamego, Guarda, Porto e Braga, acompanhados por seus familiares, bem como significativo número de associados do CNE, nomeadamente o Agrupamento local, deram um colorido diferente aquela linda e simpática Vila, que tão bem sabe receber.
Os autocarros foram chegando e os participantes foram-se concentrando na rotunda de S. Nuno, onde se deu início ao cortejo, sendo encabeçado pela fanfarra de vários Núcleos da Região de Braga, seguindo-se os estandartes de S. Nuno e Nacional, e logo depois as inúmeras bandeiras dos Núcleos presentes e das Relíquias de S. Nuno, que o Reverendo Padre Francisco, da Ordem do Carmo, tornou possível honrar-nos com tamanha e nobre distinção.
O cortejo foi engrossando, e, após uma pequena paragem na Matriz de Cernache, para incorporar no cortejo o andor de S. Nuno, continuámos em procissão até á Igreja do Seminário das Missões, a qual se tornou pequena para acolher tão elevado número de pessoas.
A celebração Eucarística, momento alto das comemorações do 1.ºAniversário da Canonização de S. Nuno, foi presidida por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, que aumentou ainda o clima fraterno e participativo de toda a assembleia, que contou também com a brilhante animação do Coro dos Núcleos de Padre Fonte (Póvoa de Varzim) e Vila do Conde.
Continuando o ambiente festivo, seguiu-se o almoço partilhado e momentos de confraternização entre os associados e seus familiares, onde não faltou a animação de cantares escutistas e outros, demonstrando o quanto de benéfico trazem este tipo de encontros entre todos, propícios a recordações, ao reviver de actividades e reencontros de irmãos que se vão apenas vendo de longe a longe.
Teve também a Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), o prazer de contar na sua festa, com a presença da Câmara Municipal da Sertã, através do seu Presidente José Farinha Nunes, Vereador Fernando Silva Farinha e Adjunto António José Lopes Simões, da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, representada pelo seu Presidente Diamantino Calado Pina, Secretária Maria Filomena Bernardo e Tesoureiro Mário Simões, bem como a Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia Maria Alice Marques Coluna e dos comandantes dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicana daquela Vila.
A Direcção Nacional da Fraternidade e a responsável pela Comissão das Comemorações, ofereceram a D. Antonino Dias uma placa evocativa da sua participação na nossa festa.
A celebração foi transmitida, em directo, pela Rádio Condestável, a qual, posteriormente entrevistou através do repórter Luís Biscaia, o Presidente da Direcção da FNA, Chefe Jorge Caria.
Toda a actividade, teve a valiosa colaboração do Seminário Liceal das Missões, através do seu reitor o Padre Paulo Jorge Ribeiro, que contribuiu decisivamente para a sua realização.
Durante o almoço e confraternização, foi efectuada uma colecta destinada a contribuir para o restauro da capela de S. Nuno, na igreja do seminário, tendo assim, a FNA, praticado a sua boa acção (BA) colectiva.
Por todos os convidados, recebemos palavras de parabéns, de encorajamento para prosseguirmos e…….um convite para voltarmos, sempre.
http://escutismo_adulto.blogs.sapo.pt

Sem comentários:

Publicar um comentário